Joane, 24 de Julho de 2012

Edifício Cónego Dr. Adão Salgado Vaz de Faria - Sede do Agr.184 de Joane.

A razão do nome escolhido:
O Agrupamento 184 de Joane do C.N.E. em conjunto com a paróquia, decidiu atribuir o nome edifício “Cónego Dr. Adão Salgado Vaz de Faria” à antiga escola primária da Avenida, entretanto ficada devoluta pela construção do novo Centro Escolar e cedida gentilmente pela Câmara Municipal de V. N. de Famalicão à paróquia de Joane, que por sua vez cedeu ao nosso agrupamento para dele fazer sede.
A decisão foi tomada em seguimento ao pedido feito pelo Sr. Adão Fernandes na Assembleia de Freguesia de 30 de Junho de 2011 em que deixamos aqui a transcrição:
Caso a Escola Primária da Avenida de Cristo Rei venha a ter um fim público, fosse dado ao referido edifício o nome de Cónego Doutor Adão Salgado Vaz de Faria.
São várias as razões para esta sugestão:

O Doutor Adão nasceu em Joane aos 10 de Setembro de 1907 e falecido a 12 de Janeiro de 1990 foi um dos grandes beneméritos de Joane e o que mais contribuiu para o surto de progresso iniciado com a construção do salão paroquial, naquele tempo considerado Palácio da ACÇÃO CATÓLICA DE JOANE.

Foi ele que deu o terreno para a dita Escola, para o salão paroquial, para o campo de futebol onde está hoje o Centro Social, para a Avenida de Cristo Rei desde o Salão à Escola, para a Rua do Souto, anteriormente o caminho que dava para o Centro era junto ao Restaurante D. Henrique lado nascente e sempre que fosse para fins públicos o terreno era grátis.
Também na venda de terreno para construção além de vender barato, dava preferência aos que não tinham casa.
Atualmente está a ser elaborado o Processo com vista à sua Beatificação”.

Acrescentamos nós que o Cónego Doutor Adão Salgado Vaz de Faria foi o fundador da Congregação da Divina Providência e Sagrada Família que nasceu na Arquidiocese de Braga, a 26 de Outubro de 1945, cuja Casa Mãe se situa na Rua da Sagrada Família, 48 em Sande - S. Clemente, Guimarães.
O Agrupamento 184 de Joane do C.N.E. não poderia ficar indiferente e em jeito de homenagem, o seu nome será perpetuado na nossa sede.

0 Comments:

Post a Comment



Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial