1958

No ano de 1958, dão-se os primeiros passos para a fundação do Escutismo em Joane. Nessa década, Joane recebia muitas vezes os Jovens Escutas de uma Freguesia vizinha. Os Escuteiros de Ronfe (Guimarães), vinham fazer actividades a Joane, deixando um pequeno bichinho nas veias de alguns Joanenses.
Na segunda metade de 1958, alguém chama a atenção ao Sr. Padre Manuel de Sousa e Silva, então coadjutor do Sr. Cónego Lino de Araújo Campos, lembrando-lhe que a Juventude em Joane precisava de alguma coisa de bom e saudável para fazer.
O Sr. Manuel Pimenta Ribeiro, conhecido na época por filho do Sr. António da Eira caseiro de Sub-Carreira, Foi o homem que alertou o Sr. Padre Manuel, para a formação do Escutismo em Joane. Tendo sempre gostado dos fogos de conselho e diversos jogos, feitos pelos Escuteiros de fora, resolveu então alertar e apoiar a fundação do Escutismo na nossa Freguesia.
Nessa altura o Sr. Padre Manuel de Sousa e Silva, faz o convite ao Sr. Lázaro Salgado, irmão do Padre Benjamim Salgado, para arrancar com o Escutismo em Joane. Por sua vez o Sr. Lázaro Salgado recusa a proposta, vindo a entrar algum tempo mais tarde.
Então o convite foi lançado ao Sr. José Faria Machado, um jovem ex-seminarista. Naquela altura os seminaristas eram muito solicitados pelos Párocos das freguesias a participar em obras da paróquia. Quanto ao Sr. José Faria Machado, jovem e com tempo para se dedicar ao escutismo, não pôde deixar de dizer que sim e lançar-se à fundação do Escutismo. José Faria Machado aceitou o convite, mas sabia que iria ser por pouco tempo, pois tinha já em futuro próximo uma saída para o estrangeiro, que o iria afastar da sua terra e do Escutismo. Depois de ter aceite, o Sr. José Faria Machado convida o Sr. António Machado Cardoso e o Sr. Bento Lopes Fernandes, a trabalhar com ele na fundação.
Nos finais de 1958 até meados de 1959, os novos Chefes do Escutismo de Joane, iam para Ronfe, onde estavam a ter um curso bastante intensivo, para a sua preparação. Também alguns elementos do futuro grupo assistiram a esse curso, nomeadamente os futuros Guias de Patrulhas. Como recordou um dos antigos elementos do nosso Agrupamento, “Era um curso bastante duro, alguns desistiram antes de fazer a promessa.”, levando-nos a pensar que era preciso gostar muito do Escutismo para ser Escuteiro.
Em 1958 foi destinada uma sala do Palácio da Acção Católica de Joane, conhecido na actualidade por Salão Paroquial, para se fazerem as reuniões do novo Grupo Escutista, sendo ainda hoje lá a sua Sede.
...
CAPA DO PRIMEIRO LIVRO DE ACTAS
DO NOSSO AGRUPAMENTO

0 Comments:

Post a Comment



Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial